Sustentabilidade

A produção integrada é um sistema agrícola de produção, baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo assim para uma agricultura sustentável.

Assente no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), programa pioneiro em Portugal e na Europa, a vinicultura praticada na Herdade da Amada tem como objetivo elementar a produção de uvas e vinhos de qualidade, de forma economicamente viável.

Em simultâneo protegemos o meio ambiente, melhorando as relações com os colaboradores e vizinhos.

Os objetivos PSVA da Herdada da Amada são:

  • Otimização dos recursos naturais
  • Biodiversidade funcional
  • Cobertos espontâneos
  • Sebes multifuncionais

Viticultura

A viticultura da Herdade da Amada segue o princípio da intervenção mínima, uma viticultura que respeita a natureza das castas e do seu terroir.

Este tipo de viticultura de intervenção mínima, tem como base a prevenção aliada a uma forte monitorização e acompanhamento.

Viticultura de Intervenção minima:

  • Intervir quando estritamente necessário;
  • Meteorologia (previsão)
  • Monitorização (medição)

Estimativas de risco | Controlo de pragas | Armadilhas | Acompanhamento in loco de todos os estados fenológicos para melhor apoio na tomada de decisão

José Luís Marmelo

Viticólogo

Licenciado em Engenharia Agronómica pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco e consultor há 26 anos na área agrícola, é à viticultura que tem dedicado a maior parte do seu tempo e investido no conhecimento na ampelografia das castas adaptadas à região de Portalegre, que define como a "verdadeira MECA para os vinhos de Portugal".

Envolvido em inúmeros projetos, de grupos de renome, nacional e internacional, é uma mais valia no aporte técnico e científico no campo.

Viticultor atualmente na Serra de Portalegre onde realiza diversos ensaios ao nível de condução, fertilização, controlo de pragas e doenças no âmbito do modo de produção biológico.

Aberto e consciente de que o futuro é mais amigo do ambiente, vê na agricultura sustentável o caminho mais acertado para exprimir o verdadeiro terroir.

Enologia

A Enologia da Herdade da Amada segue o princípio de uma intervenção mínima, a enologia subtrativa.

É uma enologia com forte base científica, que trabalha ao máximo com a química da uva e com o factor tempo, que recorre a produtos enológicos só quando é estritamente necessário.

Ao juntar fatores tão fortes como os solos calcários, a altitude, o clima Alentejano, a enologia serve como vetor de potencialização do melhor de cada uma das castas aqui presentes, através da vinificação individual por casta e por zona (altitude, bordaduras, manchas de solo).

Focados no respeito pela cultura vitícola do Alentejo e das suas castas, mas nunca esquecendo o desafio de desenvolver várias gamas no portfólio, que abranjam os diferentes tipos de consumidores.

Susana Esteban

Enóloga consultora

Contamos no projeto com o conhecimento da experiente e talentosa enóloga Susana Esteban, cujo "savoir faire" de mais de 20 anos no terreno, dará um importantíssimo aporte técnico na interpretação do terroir que pretendemos revelar no copo.

Susana Esteban nasceu em Tui, Espanha, mas tem vindo a desenvolver a sua trajetória como enóloga em terras lusas, desde o Douro (Qtª do Castro 2002 a 2007) até ao Alentejo. No Alentejo, tem vindo a desenvolver um trabalho excecional como consultora de vários produtores.

Durante este percurso o seu trabalho tem sido reconhecido tanto a nível nacional como internacional. Em 2012 foi-lhe atribuído o prémio mais prestigiado que um enólogo pode receber em Portugal, o título de "Enólogo do Ano", pela Revista de Vinhos, tendo sido até à data a única mulher a que foi atribuída esta distinção.

Bruno Pinto da Silva

 Enólogo Residente

Jovem, mas experiente enólogo que fará a gestão diária dos trabalhos de adega da uva à garrafa.

"Abracei este projeto pela forma genuína e cativante como me foi apresentado.

Porque mais do que um negócio, é um projeto de vida, e isso irá sentir-se dentro de cada garrafa.

Quando trabalhamos com pessoas apaixonadas, com valores certos e que pretendem fazer bem, temos a essência para conseguir atingir os objetivos.

O resto é tempo, porque vinho é tempo.

Desejo e pretendo ajudar o sonho a tornar-se realidade, para que possamos proporcionar ótimos momentos a quem abrir uma garrafa."